Projetos

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC'S)

 

 

 

Prefeitura Municipal de São Gonçalo

Secretaria Municipal de Educação

Núcleo de Tecnologia Municipal de São Gonçalo

 

 

Planejamento – 1º semestre 2009

 

Fevereiro

1ª semana

Organização do curso “Ensinando e Aprendendo com as TIC”

2ª semana

Organização do curso “Ensinando e Aprendendo com as TIC”

3 ª semana

Sensibilização nas escolas da rede municipal

4ª semana

Sensibilização nas escolas da rede municipal

28

Recesso (Carnaval)

 

Abril

 

Turma 001 TIC – UNIDADE 1

1ª semana

Apresentação do curso e contextualização

do tema da Unidade 1

 

Atividade 1: Quem sou como professor e aprendiz?

 

Atividade 2: Registrando a própria reflexão (à distância)

2ª semana

Refletindo sobre a identidade do professor e

sobre a própria aprendizagem

 

Atividade 3: Educação e Tecnologia

 

Atividade 4: Tecnologia na minha escola

3 ª semana

Ensinando e aprendendo com tecnologias e

mídias digitais/ papel do professor

 

Discutir as atividades elaboradas

 

Atividade 5: Conhecendo uma experiência

 

Atividade 6: Olhando para uma prática do professor com

o uso da tecnologia

4ª semana

Aprendizagem significativa/ uso de tecnologias

no trabalho por projeto

 

Atividade 7: Pesquisando sobre o trabalho por projeto

 

Atividade 8: Divulgando a pesquisa

 

Partilha e avaliação do que foi produzido

 

Maio

 

Turma 001 TIC – UNIDADE 2

1ª semana

Introdução ao tema Internet

 

Atividade 1: Navegação em hipertexto e discussão sobre a experiência de navegar livremente.

 

Atividade 2a: Navegando em hipertexto sobre hipertexto.

 

Atividade 2b: O que é hipertexto segundo eu e outros autores.

 

Atividade 3: Conhecendo e comentando o trabalho dos colegas.

2ª semana

Criando um portfólio navegável, portfólio em hipertexto, um hiper portfólio.

 

Atividade 4: Criando um portfólio em hipertexto, o seu hiper-portfólio

 

Atividade 5: Planejando uma atividade com hipertexto ou internet.

3 ª semana

Avaliação do que foi produzido ao longo das duas semanas.

Apresentação do que são blogs, wikipédia e wikicionário.

Discutir as atividades elaboradas.

 

A internet como espaço de autoria: blogs e fotologs, vivendo em comunidade.

 

Atividade 6: Execução e análise das atividades planejadas.

 

4ª semana

A internet com espaço de autoria: wikipédia e wikicionário.

vivendo em comunidade.

A comunidade SL.

Registros da atividade: um documento digital e um pster.

 

Atividade 7: O registro digital da experiência.

 

Atividade 8: O poster.

 

Atividade 9a: Vagueando pela wikipédia.

 

Atividade 9b: Vagueando pela wikicionário.

 

Avaliação do que foi produzido ao longo da unidade.

Apresentação das atividades realizadas com os pôsteres.

 

Atividade 10: Apresentação dos trabalhos junto aos pôsteres.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Junho

 

Turma 001 TIC – UNIDADE 3

1ª semana

Apresentação e contextualização do tema

Atividade 1: Assistir ao vídeo com o trabalho do Bloco do Passo, ler o texto que o apresenta e a partitura criada em um editor de apresentações. Debate inicial: Como levar para a escola outras formas de representação que nos permitam fazer o que não fazíamos antes.

 

Conhecer alguns ambientes que disponibilizam materiais em meios diversos (Portal do Professor, Porta Curtas, You Tube, os DVDs da TV Escola).

 

Atividade 2: Navegando com vídeos e outras mídias - navegação e registro de comentário em hipertexto sobre arquivos que contenham vídeos, animações, áudio ou qualquer mescla destes (inclusive com o texto) e lhes pareçam interessantes.

 

Atividade 3: Compartilhando a atividade – apresentação aos colegas do que conheceu e da classificação dos objetos considerados interessantes pelos critérios do Portal do Professor.

 

Leitura obrigatória: entrevista com Lucas Ciavatta.

 

2ª semana

Criar um projeto de atividade com alunos para uso de objetos em mídias digitais.

 

Atividade 4: Apresentação hipertexto com esboço de atividade utilizando um dos produtos que encontrou.

 

Atividade 5: Planejando uma atividade usando mídias digitais.

3 ª semana

Discutir as atividades elaboradas

 

Atividade 6: Executar a atividade planejada com uma turma, analisá-la e avaliá-la com sua dupla e registrar a avaliação com as propostas e reformulação cabíveis.

 

Atividade 7: Criar um produto hipermídia em editor de apresentações.

 

Sugestões: animação com texto e poucas imagens (fazendo transição automática de slides com tempo 0), hipermídia em que se clicando em uma imagem apareça um texto e depois outra imagem e depois um som. Baixar e instalar o Audacity.

4ª semana

Fechamento da unidade 3.

 

 

 

Julho

1ª semana

Contextualização do tema da unidade 4: Currículo, Projetos e Tecnologia

 

Atividade 1: Pensando sobre mudanças.

Identificação de mudanças que possam ocorrer nos processos de ensino e aprendizagem com a integração de tecnologias.

 

Atividade 2: compartilhando possibilidades de contribuições das Tecnologias.

 

Explicitação das características das Tecnologias da Informação e Comunicação que podem trazer significativas contribuições ao serem integradas na prática pedagógica.

 

Atividade 3: Socializando uma experiência com projeto em sala de aula.

Descrição de experiência com projetos em sala de aula envolvendo o uso de tecnologias.

 

Atividade 4: Experiências com a integração de tecnologias ao currículo.

Relato e socialização de experiências de uso de tecnologias ao currículo.

 

 

2ª semana

Atividade 5: Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.

Elaboração e desenvolvimento de plano de aula para os alunos desenvolverem projetos de trabalho com o uso de tecnologias.

 

2ª semana

Atividade 6: Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.

Realização do plano de aula voltado ao desenvolvimento de projetos de trabalho pelos alunos.

3ª semana

Atividade 7: Conceito de currículo e processo de integração de tecnologias ao currículo.

Sistematização conceitual.

 

Atividade 8: Compartilhando experiências sobre currículo, projetos e tecnologias no Portal do Professor.

Publicação do plano de aula reelaborado no Portal do Professor.

 

 

 

4ª semana

Partilha e avaliação do que foi produzido.

Encaminhamento para continuidade da rede de aprendizagem com os pares via Portal do Professor.