Projetos
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC'S)
Prefeitura Municipal de São Gonçalo
Secretaria Municipal de Educação
Núcleo de Tecnologia Municipal de São Gonçalo
Planejamento – 1º semestre 2009
Fevereiro |
|
1ª semana |
Organização do curso “Ensinando e Aprendendo com as TIC” |
2ª semana |
Organização do curso “Ensinando e Aprendendo com as TIC” |
3 ª semana |
Sensibilização nas escolas da rede municipal |
4ª semana |
Sensibilização nas escolas da rede municipal |
28 |
Recesso (Carnaval) |
|
|
Abril |
|
|
Turma 001 TIC – UNIDADE 1 |
1ª semana |
Apresentação do curso e contextualização do tema da Unidade 1
Atividade 1: Quem sou como professor e aprendiz?
Atividade 2: Registrando a própria reflexão (à distância) |
2ª semana |
Refletindo sobre a identidade do professor e sobre a própria aprendizagem
Atividade 3: Educação e Tecnologia
Atividade 4: Tecnologia na minha escola |
3 ª semana |
Ensinando e aprendendo com tecnologias e mídias digitais/ papel do professor
Discutir as atividades elaboradas
Atividade 5: Conhecendo uma experiência
Atividade 6: Olhando para uma prática do professor com o uso da tecnologia |
4ª semana |
Aprendizagem significativa/ uso de tecnologias no trabalho por projeto
Atividade 7: Pesquisando sobre o trabalho por projeto
Atividade 8: Divulgando a pesquisa
Partilha e avaliação do que foi produzido |
|
|
Maio |
|
|
Turma 001 TIC – UNIDADE 2 |
1ª semana |
Introdução ao tema Internet
Atividade 1: Navegação em hipertexto e discussão sobre a experiência de navegar livremente.
Atividade 2a: Navegando em hipertexto sobre hipertexto.
Atividade 2b: O que é hipertexto segundo eu e outros autores.
Atividade 3: Conhecendo e comentando o trabalho dos colegas. |
2ª semana |
Criando um portfólio navegável, portfólio em hipertexto, um hiper portfólio.
Atividade 4: Criando um portfólio em hipertexto, o seu hiper-portfólio
Atividade 5: Planejando uma atividade com hipertexto ou internet. |
3 ª semana |
Avaliação do que foi produzido ao longo das duas semanas. Apresentação do que são blogs, wikipédia e wikicionário. Discutir as atividades elaboradas.
A internet como espaço de autoria: blogs e fotologs, vivendo em comunidade.
Atividade 6: Execução e análise das atividades planejadas.
|
4ª semana |
A internet com espaço de autoria: wikipédia e wikicionário. vivendo em comunidade. A comunidade SL. Registros da atividade: um documento digital e um pster.
Atividade 7: O registro digital da experiência.
Atividade 8: O poster.
Atividade 9a: Vagueando pela wikipédia.
Atividade 9b: Vagueando pela wikicionário.
Avaliação do que foi produzido ao longo da unidade. Apresentação das atividades realizadas com os pôsteres.
Atividade 10: Apresentação dos trabalhos junto aos pôsteres.
|
Junho |
|
|
Turma 001 TIC – UNIDADE 3 |
1ª semana |
Apresentação e contextualização do tema Atividade 1: Assistir ao vídeo com o trabalho do Bloco do Passo, ler o texto que o apresenta e a partitura criada em um editor de apresentações. Debate inicial: Como levar para a escola outras formas de representação que nos permitam fazer o que não fazíamos antes.
Conhecer alguns ambientes que disponibilizam materiais em meios diversos (Portal do Professor, Porta Curtas, You Tube, os DVDs da TV Escola).
Atividade 2: Navegando com vídeos e outras mídias - navegação e registro de comentário em hipertexto sobre arquivos que contenham vídeos, animações, áudio ou qualquer mescla destes (inclusive com o texto) e lhes pareçam interessantes.
Atividade 3: Compartilhando a atividade – apresentação aos colegas do que conheceu e da classificação dos objetos considerados interessantes pelos critérios do Portal do Professor.
Leitura obrigatória: entrevista com Lucas Ciavatta.
|
2ª semana |
Criar um projeto de atividade com alunos para uso de objetos em mídias digitais.
Atividade 4: Apresentação hipertexto com esboço de atividade utilizando um dos produtos que encontrou.
Atividade 5: Planejando uma atividade usando mídias digitais. |
3 ª semana |
Discutir as atividades elaboradas
Atividade 6: Executar a atividade planejada com uma turma, analisá-la e avaliá-la com sua dupla e registrar a avaliação com as propostas e reformulação cabíveis.
Atividade 7: Criar um produto hipermídia em editor de apresentações.
Sugestões: animação com texto e poucas imagens (fazendo transição automática de slides com tempo 0), hipermídia em que se clicando em uma imagem apareça um texto e depois outra imagem e depois um som. Baixar e instalar o Audacity. |
4ª semana |
Fechamento da unidade 3. |
Julho |
|
1ª semana |
Contextualização do tema da unidade 4: Currículo, Projetos e Tecnologia
Atividade 1: Pensando sobre mudanças. Identificação de mudanças que possam ocorrer nos processos de ensino e aprendizagem com a integração de tecnologias.
Atividade 2: compartilhando possibilidades de contribuições das Tecnologias.
Explicitação das características das Tecnologias da Informação e Comunicação que podem trazer significativas contribuições ao serem integradas na prática pedagógica.
Atividade 3: Socializando uma experiência com projeto em sala de aula. Descrição de experiência com projetos em sala de aula envolvendo o uso de tecnologias.
Atividade 4: Experiências com a integração de tecnologias ao currículo. Relato e socialização de experiências de uso de tecnologias ao currículo.
|
2ª semana |
Atividade 5: Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo. Elaboração e desenvolvimento de plano de aula para os alunos desenvolverem projetos de trabalho com o uso de tecnologias.
|
2ª semana |
Atividade 6: Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo. Realização do plano de aula voltado ao desenvolvimento de projetos de trabalho pelos alunos. |
3ª semana |
Atividade 7: Conceito de currículo e processo de integração de tecnologias ao currículo. Sistematização conceitual.
Atividade 8: Compartilhando experiências sobre currículo, projetos e tecnologias no Portal do Professor. Publicação do plano de aula reelaborado no Portal do Professor.
|
4ª semana |
Partilha e avaliação do que foi produzido. Encaminhamento para continuidade da rede de aprendizagem com os pares via Portal do Professor. |